sábado, 3 de setembro de 2016

AVANÇOS NA ESCOLA QUE TEMOS!


Os conselhos de escola tendem a oferecer um avanço importante dentro da construção permanente de uma escola mais democrática e inclusiva.
A presença de pais, alunos e da comunidade além dos profissionais da Educação na integração do conselho é verdadeiramente um grande passo. Deixar de ser um aglomerado obrigatório de pessoas que de vez em quando tem que se reunir. Avançar para ser espaço de discussão da Educação é um pontapé importante.
Durante anos discutir políticas públicas setoriais foi tarefa daqueles que fazem parte dessas políticas. Mas, contrariamente a essa ideia, nos últimos anos alguns profissionais e pensadores conseguem perceber que o maior ganho vem quando os setores conseguem se abrir ao olhar novo e multifocal.
Claro que a mudança institucional vem junto com a mudança pessoal e principalmente profissional. Pessoas em determinados cargos e áreas precisam ter a humildade de reconhecer que não sabem nem dominam tudo. Isso é um processo imprescindível.
Ter pais e responsáveis dialogando sobre a política de Educação que é constantemente testada a mudar junto com o próprio processo da vida é, no mínimo, um enorme avanço histórico. Os pais que por anos depositaram seus filhos nos bancos escolares, são os mesmos que são chamados à presença e à responsabilidade casada, de mãos dadas com a escola. 
Apesar de serem duas figuras femininas, escola e família tem papéis de pais na concepção mais subjetiva de educar. Se uma oferta conhecimentos e valores, a outra também. Cada uma dentro do que se propõe complementa a outra. Na medida em que uma das partes "falha" ou fica desleixada, a outra se sobrecarrega.
Nesse momento peculiar, cai muito bem o hábito de discutir democraticamente as questões e ações. As legislações existem para serem cumpridas e também modificadas. Quando não condizem mais com anseios e necessidades da sociedade é hora de revê - las. Participar é poder contribuir para o histórico processo de mudar aquilo que podemos e devemos.

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