terça-feira, 21 de junho de 2011

Mais Índios, resta saber até quando!

A FUNAI descobriu uma nova tribo na Amazônia. Segundo informado avistaram quatro malocas no meio da floresta e lá podem viver cerca de 200 índios.
Eles mal foram descobertos e já estão ameaçados por madeireiros.
É incrível como não vemos a questão com seriedade. Os índios vem sofrendo "problemas brancos" há muitos anos e cada vez mais.
Muitos viram alcoólatras, morrem de doenças que os brancos lhes transmitem e ainda precisam sobreviver dentro de seu ambiente natural, aos desmatadores assassinos de natureza e de gente. Honestamente ando meio cansada de gente brincando de falar sério e que tem cargos importantes nos governos.
Gostaria de acreditar mais que poderei ver questões sendo resolvidas e não se perpetuando como mais um problema crônico e sem solução.
Matamos ao longo da história, milhares de índios e hoje dizemos que os protegemos. Nessas alturas do campeonato achá - los é quase como deflagrar seu desaparecimento.
Fazemos isso com culturas, costumes, enfim, vamos fazendo com que todos os que não se enquadram sejam banidos. Torço por eles, desejo que permaneçam vivos. Espero que funcionários da FUNAI gripados não se aproximem e por fim, que não ofertem ópios do homem branco como forma de demonstrar amizade.
Que os amigos ursos não tenham vez dessa vez. Desculpem mas hoje amanheci com meu otimismo em baixa! Boa noite.

2 comentários:

  1. Pois é, a história segue a mesma. O "branco invasor" acha-se na obrigação de catalogar, domesticar e civilizar gente!
    Estima-se que a população indígena brasileira gire em torno de 500 mil indivíduos. Mas como você faz notar, basta que se descubra uma nova tribo para que imediatamente ela seja ameaçada por contaminação de todos os tipos e em todos os sentidos. Que triste a natureza humana, que não suporta conviver com uma cultura diferente da sua, sem querer impor-lhe os seus parâmetros. Come se vê hoje também não estou lá muito positiva...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo post e sua contribuição é muito importante. Mudemos essa história se pudermos. Um beijo

    ResponderExcluir